quinta-feira, 5 de abril de 2012

Como explicar o verdadeiro Sentido da Páscoa?


Olá pessoal! Quanto Tempo!
 Quero pedir desculpas pela minha demora nas atualizações. Estou muito atarefada esses dias, mas a justificativa mesmo é não ter organizado meu tempo, e  dedicado parte dele ao blog. Perdão! Mas Estou me organizando e prometo voltar as atualizações no mínimo semanais, ok?!
Para a postagem de hoje tive uma motivação especial. Minha amiga Simone, mamãe de Luiza e Laura, veio até minha casa ontem meio que aflita, melhor perdida, sem saber como explicar o verdadeiro significado da Páscoa para sua pequena maior Luiza, em meio a tantos coelhos e ovos de chocolate ela resumia a páscoa ao ovo que estava na geladeira e só poderia abrir no domingo. Uma missão difícil, já que a escola, os meios de comunicações só falam nisso. Pensei, pensei e prometi a ela que faria um post sobre isso, isso ajudaria tanto a  ela quanto a mim , pois nem tinha  percebido, mas aqui em casa a situação era a mesma. A única diferença é que Emanuella não conhece o tal coelhinho, mas os ovos de CHOCOLATE tira o foco dela de qualquer coisa. E sei que muitas mães passam pela mesma situação também.
Andei pesquisando bastante encontrei vários conceitos, uns que puxavam mais para um lado e outras para o outro.  Não acho legal mentir para uma criança, nem tal pouco tirar todas as fantasias do mundo delas. O que nós devemos fazer, então?
O primeiro passo é contar o verdadeiro significado da páscoa. Conta um pouco da História de Jesus, que ele é um amigo que nos ama muito, mais do qualquer pessoa, que quer o nosso bem, e para nos proteger e livrar do mal deu a sua vida por nós. Para que elas possam visualizar Jesus como amigo delas segue algumas imagens Dele com as crianças, mostre enquanto conta.



Essa, eu particularmente, amo!



 O difícil nessa hora é falar de morte para uma criança, o ideal é não entrar muito em detalhes e focar principalmente na Grande PROVA DE AMOR que foi a paixão. Quem sabe pegar um pequeno crucifixo  sentar com seu filho e explicar o motivo da morte de Jesus. E que principalmente que Jesus sofreu para nos livrar de todo mal, por isso pode confiar sempre nele.
Depois explicar que Jesus morreu, seus amigos e sua mãe ficaram muito tristes, pois nunca mais poderiam ver Jesus. E ele ficou três dias trancado em uma pedra, morto.
Agora é que vem a grande diferença.  Você conta com muito entusiasmo que no terceiro dia Jesus ressuscitou e um anjo veio anunciar para todos que ele venceu a morte.
Fácil contar, né?!Mas e agora o que fazer com o tal coelho e os ovos de chocolate? Foi aí que pensei em fazer diferente e não excluir nada.
Quando Jesus ressuscitou e saiu da pedra ele foi visitar seus amigos mais próximos e sua mãe, quando eles viram Jesus vivo e ressuscitado ficaram muito felizes, fizeram um grande festa, e comemoraram com muita alegria,
Um coelho escutou a alegria daquelas pessoas e foi olhar. E quando ele viu Jesus ficou muito feliz. E Jesus sabendo que o coelho é um animal muito esperto e rápido pediu que ele levasse ovos de chocolates para todas as crianças, para que elas também comemorassem a páscoa, Junto ao ovos mandou um recadinho para cada uma. Nessa hora a mamãe escreve uma mensagem de Jesus e coloca junto com o ovo. Que Tal? “Se alegre meu amiguinho eu ressuscitei e estarei sempre com você dentro do seu coraçãozinho. Brinque muito hoje, festeje e se alegre! Eu ressuscitei! Te amo. Jesus”.
Junto você pode colocar esse desenho para seu filho colorir.

Como as famílias sempre se reúnem nessa data a mamãe explica hoje vamos todos para a casa da vovó(no meu caso) comemorar a vitória de Jesus! E durante todo dia festeje e entre em clima de profunda alegria para que seu filho entenda o verdadeiro sentido daquele dia! Se possível, e você for de Lagarto, vai ao Cristo Vive, mesmo que não acompanhe, mas mostre como as pessoas estão felizes e comemorando a Páscoa de Jesus!
Tenho certeza que quando alguém perguntar sobre o ovo de chocolate seu filho saberá explicar.
Prepare um momento bem legal, que seu filho esteja calmo, sem barulho de som ou televisão que possa distraí-lo e comece a contar do seu jeito, do jeito que você sabe que ele entende. Coloque tudo que seu filho gosta. Reze e peça a intercessão de Nossa Senhora antes de começar que ela Como mãe lhe dará toda sabedoria. E se o sei filho já for maiorzinho, leve-o até a encenação da Paixão lá no CNSP, vai ser muito linda e tenho certeza que ele entenderá muito bem a história da paixão!
Segue Algumas idéias mais para ajudar sobre a semana Santa!


Achei bem legal, pois explica as celebrações e seus significados!Faça com seu filho esse livrinho!

Para colorir a Via-Sacra. Muito Bom também!
No fim até você vai se contagiado e sua páscoa também vai ter um significado diferente!
Desejo a todos vocês Feliz Páscoa! Cheia de Deus, de alegria! Que Jesus ressuscite em seu coração e tire tudo que é escuridão, que o seu sorriso brilhe a o brilho de amor de Jesus na ressureição! E comemore a vitória de Jesus com muitos chocolates!





Deus abençoe!

Tia Lary



9 comentários:

  1. Muito importante isso que foi dito,porque realmente as pessoas ás vezes se pegam só na questão do ovo da páscoa e esquecem o verdadeiro significado dela,e para que as crianças fiquem por dentro e ainda fiquem felizes com seus ovos ficou muito bom,muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!! É uma forma bem dinâmica e que é fácil de entender de contar uma história tão profunda de Amor!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi um estória tão linda como essa. Partilhava com Anselma e meus olhos se enchiam de lágrimas de tanta alegria por saber que os pais podem preservar a imaginação pueril de seus filhos ao tempo que são capazes de anunciar a Verdade. Estou encantado com uma criancinha...

    ResponderExcluir
  4. Adorei Lary!! Ja estou me imaginando contando essa estorinha amh!!!!Beijos e obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  5. Olá adorei, gostei muito é bem criativo e uma maneira fácil das crianças entenderem. Obrigada pela orientação. Que Jesus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Mas de qualquer forma isso é uma mentira e vc falou que não acha legal mentir pra uma criança... Nesse caso ao invés de contar a historinha do coelho.. vc pode por exemplo usar o ovo pra falar de vida, pois um ovo de um animalzinho sempre significa nova vida e o coelho é um dos mamíferos que mais tem filhotes por ninhada. Achei muito legal tudo que vc escreveu, é só uma ideia de uma forma a falar a verdade, pois achei vc muito criativa. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu achei a historinha muiito legal so nao gostei desta parte por que da mesma forma estaria ensinado a criança errado. Eu vi em outros sites o que podia falar para a criança e que o coelhinho e o significado de novas vidas. mas eu tbm achei super legal e diferente me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, estava querendo explicar para o meu neto Lucas Miguel de 9 anos qual o significado da Páscoa para o trabalho da escola, pois ele tinha que escrever do jeito dele,depois que li pra ele, conseguiu fazer o trabalho sozinho.

    ResponderExcluir